sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O mundo tá virado...

É interessante as pessoas creditarem ao século atual os males do mundo.
Até há pouco tempo a população do planeta era pequena e as distâncias mesmo pequenas, se tornavam imensas devido a precariedade dos meios de transportes e estradas. Não existiam meios de comunicação a não ser papiros e muito depois os livros. A população era quase toda analfabeta e não podemos esquecer que as mulheres só começaram a ser alfabetizadas há muito pouco tempo.
Temos atualmente telefone, o celular que mostra, muitas vezes os acontecimentos na hora, a internet, a televisão, jornais e muitas mídias que no passado não dispúnhamos. Os meios de transporte são rápidos e a população explodiu. Hoje sabemos mais que antes, certamente.
Penso ser esses fatos que não permitiam que no passado se soubesse dos acontecimentos e da realidade da vida cotidiana e que no presente nos espante a avalanche de notícias.
Mas aqueles que gostam de história, que lêem e procuram explorar os costumes dos povos sabem que a realidade de hoje é igual a de ontem, só que em outra proporção e mais divulgada. Apenas o que me espanta é os Homens não terem evoluído os costumes, a ética e compreendido os erros passados para buscar uma sociedade mais fraterna e harmônica.
O homossexualismo que hoje é criticado em muitas sociedades, chegando a beira da xenofobia, no passado era muito comum. Muitos jovens foram presos e afastados do convívio social por esse falso moralismo. Na Grécia antiga, o exercito romano e muitas outras sociedade consideravam o amor entre homens o mais perfeito já que a mulher era pessoa de segunda classe, então o homossexualismo não é fruto da sociedade atual.
Na época de Cristo, Roma já tinha mais de um milhão de habitantes. O Oriente também, para enfrentar as constantes guerras pelos clãs e domínios. Assassinatos, roubos só foram se agravando. Os problemas? os mesmos da atualidade, políticos desonestos, desvios de recursos, falta de saneamento, pobreza, drogas. Ópio corria solto, álcool sempre foi um problema social e nunca enfrentado, pois se tornou uma droga lícita.
Os desvios de comportamento tão falado pela sociedade atual como uma maneira de criticar os jovens faz parte da vida durante toda a evolução humana. O que dizer de pessoas como Hitler, Mussolini, os traficantes de negros, os fazendeiros que se utilizavam da força humana para enriquecer, dos ditadores que até hoje estão escravizando os povos e muito mais. Só ler a história da humanidade para ver que continuamos repetindo e repetindo fatos e não evoluindo.
Muitos conhecimentos existem há muitos séculos, como a construções de canais, de edifícios, o taxímetro etc, etc... Os romanos, os gregos e os orientais foram os precursores de muitos princípios científicos que se transformaram em realidades que facilitam nossa vida atual.
Porque não avançamos da mesma maneira nos conhecimentos humanísticos capazes de viabilizar sociedades mais igualitárias e transformadoras? Não busquemos somente erros mas que possamos encontrar também soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário