sexta-feira, 4 de março de 2011

O mistério de Borunda!

Dr. Pedro ficou pensativo após ler a carta de seu amigo Borunda. Era um bom amigo e médico dedicado. Tiveram momentos difíceis quando esteve na África no grupo de ajuda humanitária mas vislumbrou em meio aquela tragédia um ser humano de grande valor. É uma amizade que permaneceu mesmo a longa distância, trocam experiências e informações mas faz tempo que não fala pessoalmente com seu colega. O que será que está acontecendo? por que pede para visitá-lo numa carta tão misteriosa e sem grandes detalhes, não usou o e-mail como de costume.
Gostava daquele homem sério, grande e simples como seu mundo. Aprendeu a ver encantos naquele país e seu espírito curioso aguçava sua mente para ir visitá-lo. Uns dias de férias seriam muito gratificantes.
Borunda esperava-o no aeroporto estava muito sério e de poucas palavras. Pedro ficou preocupado. O que estará acontecendo com seu amigo. Dirigiram-se para os arredores da cidade, o que estranhou pois sabia que ele gostava de ficar próximo ao hospital para facilitar o trabalho e a convivência com a família. A casa era cercada por alto muro, discreta e silenciosa. Deixou sua bagagem no quarto e Borunda o conduziu para uma saleta. Não viu sua esposa nem filho mesmo aquela hora da noite.
- Pedro, meu amigo. O que vou lhe contar espero que seja segredo. Não sei o que fazer e nem como ajudar meu filho. Precisava de um amigo para conversar. Vês minha mudança, tive que fazê-lo. Só assim teríamos privacidade e minha esposa sossego, mas temo para o futuro, sem outros descendentes.
- Mas o que está acontecendo homem?
- Pedro... meu filho está muito doente e mesmo com todo o conhecimento que tenho e as consultas que fiz em todos os livros médicos não achei resposta. Preciso que escute bem e que prometa que também será um guardião. O último que ficar deverá escolher um novo guardião. Venha, vamos ver meu filho e me diga se pode ajudar.
- O que vamos fazer no quintal meu amigo por que não vamos ao quarto de seu filho?
- Veja Pedro por que do mistério.
- Não é sua esposa que está junto a árvore?
- Sim... a coitada quase não sai mais, fica ali horas e horas.
- Onde está seu filho?
- Aproxime-se e verá. Faça uma pergunta.
- Vala onde está seu filho Adebayo? Não estou entendendo o por que de estar aqui.
- Não se assuste Dr. Pedro, eles não querem entender que estou bem, só diferente.
- Mas quem disse isso Vala... Borunda... é a voz de Adebayo mas não o estou vendo o que se passa aqui? Por que está chorando minha amiga.
- Pedro obrigado por ter vindo. Veja, esta é o Adebayo, é o que ele é agora, uma árvore.
Aproximando-se com cuidado sem acreditar no que estava presenciando Pedro consegui realmente distinguir as feições do jovem. Borunda começou a explicar as mudanças que começaram a ocorrer em seu querido filho. Não comia mais só bebia líquidos e passava horas no sol, sem conseguir mais estudar e trabalhar. Fez vários exames e começou a ver as mudanças que antes pareciam minúsculas agora já bastante visíveis. Para não expor a família e ele próprio resolveu se mudar para longe, dispensado os empregados e explicando aos amigos que Adebayo conseguiu emprego no exterior. Desde então essa é nossa sina. Estudar botânica, medicina e cuidar de nossa árvore querida.
- Não sei o que dizer meu amigo com esse fato inacreditável. Nunca pensei que iria algum dia encontrar uma árvore falante. Olhando agora com cuidado vejo que a pele está misturada com a casca.
- Tivemos que plantar pois as raízes estavam crescendo demais e ele já não conseguia se equilibrar, essa foi a melhor solução que encontramos. Nos afastamos de todos e Vala deixou o emprego para ficar protegendo nosso Adebayo é por isso que preciso saber se posso contar com o amigo para ser discreto e futuro guardião de Adebayo.
- Certamente... provavelmente vou passar uns dias até assimilar bem tudo isso e quero conhecer todos os detalhes que vocês sabem e descobriram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário