quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Diversidade

Nesse ponto o Brasil é abençoado. As pessoas são diferentes. É uma mistura de etnias impressionante. Acredito que no mundo inteiro não tem igual. É um povo que gosta da miscigenação. É um povo bonito. Muitas vezes se vai a outro país e as pessoas se parecem muito. Mesmo formato de rosto, cabelo, cor de olhos, tipo de nariz. Mas no Brasil é diferente. Em cada Região brasileira é possível distinguir os povos que colonizaram aquele pedaço de Brasil. Encontramos negros com cabelos crespos, com cabelos lisos, com olhos escuros e até com olhos verdes e azuis. Os brancos nem se fala. É uma total diversidade.
Não é só com o seu povo que o Brasil é generoso. A natureza é outro espetáculo. Cada canto do Brasil uma rica flora e fauna. A rede hidrográfica, a geologia e a topografia fazem do Brasil um país que é quase um continente.
O que me encanta é a oferta de alimentos. Adoro ir no mercado público. No supermercado. Passo devagar nas gôndolas das frutas e verduras só para sentir os diferentes aromas.
Há poucos dias estava me deliciando com uma fatia de melancia, vermelhinha e doce. Pensei! Imagine um deserto, você morrendo de sede e de repente chega um caminhão frigorifico cheio de melancias geladas. Será que o pessoal do deserto já comeu uma? É a fruta de minha infância. Minha mãe colocava para gelar, depois cortava os pedaços e enchia os potinhos e distribuía. Cada tarde um lanche. Salada de fruta, uma delicia a parte. No Norte a variedade de frutas é bem diferente do Sul. Aqui, a salada é muito básica: maçã, banana, mamão, as vezes uva e abacaxi. Nossa salada no Norte é mais variada. Mas não faltava abacate. Que fruta! Acho que o pessoal do Sul desconhece que pode explorar outros sabores. Essas diferenças é que fazem do Brasil um país tão rico. Infelizmente as frutas do Norte chegam aqui caras, não só pela distância mas creio também pela idéia dos Chefs de grandes restaurantes, que as utilizam para pratos sofisticados pelo tipo de sabor incomum.
Mas esses contrastes estimulam a imaginação e as lembranças. Hoje aqui no Sul posso comer mais uvas e morangos a preços muito menores que tínhamos na Amazônia. Com a introdução do mirtilo no RS posso saborear com prazer essa frutinha que conhecia apenas nas geléias.
Os temperos, as ervas são outro mundo a parte. Cada um contribuindo para aquela pitadinha a mais, transformando a refeição num verdadeiro banquete.
Se observarmos a safra de cada espécie certamente vamos ter uma refeição diversificada e barata. A saúde vai agradecer. Um corpo saudável depende muito do que ingerimos, já dizia Hipocrates 377 a.C, na Grécia: “o alimento é a tua medicina”.
Preservar essa natureza abençoada deve ser um grande compromisso de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário