sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Esperança – teu nome é Chile.

A Republica do Chile ocupa uma estreita faixa costeira incrustada entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Pela sua localização possui um clima bastante diversificado, desde área desértica ao Norte - o Deserto de Atacama até clima ameno e de montanha. Nos seus 756.950 km2 distribui-se uma população de 17 milhões de habitantes que desfrutam um país de belezas naturais sem igual.
Por estar localizado no Círculo de fogo do Oceano Pacífico, região onde se localiza a placa de Nazca o país possui uma das maiores concentrações de sismos, terremotos e vulcanismo do planeta. Seu povo vem passando por problemas oriundos das forças da natureza ao longo dos séculos, tendo enfrentado este ano de 2010 um grande terremoto com graves perdas humanas e e estruturais, onde cidades foram totalmente destruídas.
Nesse mesmo país de tantas tristezas o mundo vem acompanhando desde agosto a luta para salvar a vida de 33 mineiros soterrados pelo desabamento de uma mina de ouro no deserto de Atacama. Ontem, após 69 dias enterrados vivos a 700m de profundidade, a capsula Fênix retirou os últimos mineiros. O mundo inteiro se uniu ao povo do Chile para ajudar, torcer, rezar e salvar a vida dessas pessoas.
Após o desabamento da mina somente 17 dias depois é que descobriram que os mineiros estavam vivos. O governo então se mobilizou para salva-los. Buscou ajuda internacional e local, não mediu esforços, profissionais de todas as áreas foram requisitados. Nem a perspectiva de gastar uma pequena fortuna tirou o ânimo do presidente chileno.
As famílias montaram acampamento no deserto – O Acampamento Esperança. Rezaram, se uniram mais ainda na expectativa de receber seus maridos, pais, filhos com vida. A vida corria por um fio. Uma pequenina sonda percorria 700m de profundidade levando alimentos, remédios, notícias e esperança.
Aos mineiros coube confiar em Deus e nos seus compatriotas. Venceram o medo se unindo e organizando tarefas. Surgiu o respeito, a confiança e a partilha. O amor à vida venceu. Estão salvos. Que sejam felizes.

Nota:
Parabéns aos Professores pelo seu dia. Seres extraordinários que mesmo sem muitos recursos e estímulos promovem a educação do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário