segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A força das crianças!

A ciência já demonstrou e os pais que acompanham o crescimento de seu bebê sabem disso. A criança aprende com facilidade. Aprendem línguas mais rápido que adultos, são observadoras e curiosas.
Mas, talvez, muitos pais não saibam como fazer. Assim, nos programas sobre saúde da mulher e acompanhamento de gestantes, deveria haver oficinas sobre o desenvolvimento do ser humano. Como amar seus filhos, como ajudá-los no crescimento emocional e intelectual. Quem sabe assim  realmente será possível estimular desde a infância nossas crianças   possibilitando que, no futuro, os jovens sejam mais criativos interagindo melhor com a família e o mundo que o rodeia?
Muitas experiências positivas podem ser encontradas no RS e no resto do mundo. Os Jornalistas Rodrigo Lopes e Jefferson Botega, de ZH, numa série de reportagens quando fizeram O Caminho até o Piratini, relataram o trabalho efetuado por Sérgio Oliveira que criou uma Orquestra mirim no Lar Emiliano Lopes, em Passo Fundo. O Lar abriga jovens em situação de riscos, crianças abandonadas ou vítima de maus-tratos. A resposta das crianças segundo Sérgio é fantástica, o aprendizado e o interesse por ultrapassar as dificuldades compensa a falta de recursos. A escola está aberta à doações, quem quiser ajudar estará contribuíndo para o sucesso dessas crianças e do projeto.
Projeto exitoso também é da Orquestra Jovem do Estado. Quando o Estado lançou a idéia foi estabelecido que crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, residentes em Porto Alegre, que estivessem matriculados na rede de ensino municipal ou estadual  e cujos pais tivessem renda familiar de até três salários mínimos, poderiam pleitear uma vaga. Foi um sucesso. Mais de 1000 jovens ávidos por estudar música se inscreveram. O Maestro Telmo Jaconi, ex. spalla da OSPA, visitou escolas e conversou com as crianças explicando o projeto. Após entrevista foram selecionados 300 estudantes que fizeram diversos cursos. Ao final, selecionou-se 45 jovens para fazer parte da Orquestra. Em um ano a Orquestra já fez várias apresentações e os jovens estão maravilhados pela oportunidade pois nunca tiveram contato com instrumentos musicais.
Isso é o que ocorre quando se oportuniza conhecimento às mentes juvenis. Os resultados são imediatos. Certamente essas crianças não serão mais as mesmas. Terão novos horizontes e vontade de sonhar.

Orquestra Jovem do Estado, sob o comando do Maestro Telmo Jaconi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário