quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sainte-Chapelle.

A Sainte-Chapelle foi construída no Século XIII por Luís IX na Ilha de La Cité, em Paris. A construção dessa Capela, em estilo gótico, foi iniciada em 1246 e terminada em 1248. Seus belos vitrais são uma atração a parte, relicários da liturgia católica estão distribuídos em sua bela arquitetura.
Não pensem por que está na França que não tenha sofrido saques e destruição, além disso nada passa incólume após 762 anos. A engenharia sempre recomenda que a cada 20 anos reformas e manutenções devem ser feitas nas construções para evitar os desgastes. Claro que no passado a maioria das construções eram em pedras, suas paredes com 1m de largura e telhados bem projetados resistiam mais as intempéries. Não é como hoje que um vento leva tudo pelos ares.
Essas construções são comuns na Europa. O velho continente sabe que antiguidade tem vez, valorizam seus construtores, artistas (pintores, escultores, arquitetos, artesãos etc), compreendem a beleza e dificuldade que está por trás de cada monumento em épocas que não havia guindastes e outros equipamentos que facilitassem a construção. Recuperar, conservar faz parte da cultura européia.
Há muito tempo visualizaram que essa história tinha que ser contada e poderia gerar emprego. Hoje filas intermináveis se postam frente à essas relíquias para que os olhos apreendam o que os homens podem fazer ao longo dos séculos. Muitas cobram ingresso. São recursos que garantem sua manutenção.
São lugares também que servem de espaço cultural para manter viva a história da música. Muitos concertos são realizados oportunizando à músicos e cantores mostrarem seus trabalhos.
Uma amiga que adora Paris me disse: foi numa visita a Sainte-Chapellle que tive uma das maiores emoções de minha vida e vi in loco que alguns preconceitos contra parisienses não são verdadeiros. “Fiquei sabendo que num dia haveria um concerto. Na verdade, haveria duas sessões, com um intervalo de 2 horas aproximadamente. Entrei pelo elevador do Palácio da Justiça e assisti a 1ª apresentação. Fiquei tão emocionada, que resolvi esperar pela 2ª. Só que após o expediente o elevador não poderia ser usado. As pessoas teriam que descer uma escadaria. Falei, então, com um rapaz e uma moça encarregados de receber os visitantes e expliquei o meu problema para descer a escada (minha amiga é deficiente), de noite, ainda mais que eu não tinha acompanhante. Quando terminou a 1ª apresentação, me disseram que eu ficasse na própria Capela esperando a 2ª sessão. Podem imaginar eu sozinha naquela Capela maravilhosa, em completo silêncio, rodeada de todas as belezas que eu poderia apreciar com calma. Fiquei realmente emocionada! Não podia crer que eu era a única pessoa naquele lugar tão especial! Ao finalizar o concerto, um deles me acompanhou por dentro do Palácio da Justiça, até o elevador que tinha ficado ligado para eu descer. À saída, os guardas me acompanharam, chamaram um táxi e lá fui eu para o hotel. Até hoje relembro, grata, a atenção de todas aquelas pessoas. Eu sempre digo que a gente deve saber valorizar as compensações desta vida...”

A educação, o saber olhar suas riquezas, a cultura de seu povo, preservá-las, sentindo orgulho de mostrar, é que cria esses laços fraternos entre as pessoas, não importa a etnia. Minha amiga sempre que pode volta à França. Já fez inúmeras viagens para lá.

Dicas Culturais:
1-
SARAUS NO SOLAR - TRIO ARS ANTIQUA com ANGELA DIEL- Mezzo-soprano, ARTUR ELIAS - Flauta e FERNANDO CORDELLA - Cravo
Onde? SOLAR DOS CÂMARA, Duque de Caxias 968. Quinta, 28/10/2010 às 18:30h.
Entrada franca

2- CORAL DO SESC, na Igreja da Reconciliação, Senhor dos Passos, 202. Dia 29/10/2010 (sexta) às 20hs. Regência de JOÃO PAULO SEFRIN.
Entrada franca

3- Ópera AÍDA, de Giuseppe Verdi. SALÃO DE ATOS DA PUCRS, Ipiranga 6681. Dias 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro às 16hs. Com a Orquestra Filarmônica da PUCRS e Coral, Corais Convidados: Cantabile e Tribunal de Contas do RS, Solistas brasileiros e argentinos sob a Regência do Maestro Argentino Mário Perusso.
Ingressos: R$ 25,00 e R$ 50,00, noTeatro Bourbon Country e Telentrega 8401-0555

Nenhum comentário:

Postar um comentário