quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MOSTRATEC – uma história de 25 anos.

A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo-RS introduziu a prática pedagógica da pesquisa em seu currículo há mais de 25 anos. Para divulgar os trabalhos dos alunos criou a Mostratec. O espaço da Escola, nas épocas da Feira de Pesquisa ficava em ebulição pelo entusiasmo dos alunos, dos visitantes e toda a comunidade escolar. Vários trabalhos apresentados foram levados para outras Feiras no exterior sempre com premiações. Com o passar dos anos, a divulgação e aceitação do Evento, a Fundação resolveu que seria muito oportuno convidar outras Instituições de ensino não só do Brasil mais de outros países para trocar experiências e promover a integração dos jovens pesquisadores.
A Mostratec que era feita na própria Fundação há dois anos passou a ser instalada na FENAC, com amplos espaços e sempre concorrida com afluência de um público cativo e curioso. A Mostra de Robótica é também um dos grandes atrativos da Feira, além de shows e praça de alimentação.
A Mostra é competitiva, os melhores trabalhos são premiados. Cada trabalho enfrenta uma banca de no mínimo 3 profissionais da área, convidados pela Fundação. O burburinho é geral, ouve-se diversas línguas e muitos jovens se apresentam com roupas típicas de seus países. Todos sentem prazer em falar sobre suas pesquisas. São jovens entre 14 e 21 anos que através do método cientifico buscam soluções para diferentes problemas.
Os trabalhos são divididos por área: Ciências Animais e das Plantas; Biologia Celular e Molecular; Microbiologia; Bioquímica e Química; Ciências Planetárias e Terrestres; Matemática e Física; Gerenciamento do Meio Ambiente; Ciências Ambientais; Ciências da Computação; Ciências Sociais, do Comportamento e Arte; Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica; Engenharia Mecânica, Engenharia e Materiais; Medicina e Saúde. Quem pensa encontrar jovens inseguros ou algum “nerd”, vai ter surpresa, são jovens estudiosos, alegres, produzidos no visual onde a maioria dos rapazes estão de terno e as meninas com roupa da moda e que fazem questão de explicar detalhadamente seus trabalhos. São os jovens Top do Brasil. O outro lado da juventude que pouco se fala, jovens que querem mudar o mundo através do conhecimento e da tecnologia.


Dicas Culturais:

1- 2° Encontro de Coros Leo Schneider

Local: Igreja da Reconciliação, Rua Sr. dos Passos, 202, POA
Hora; 19hs

Participação
Grupo Cantabile
Vocal 5
Coral Fratelli
Coro do DMAE

Convidados:
Anabel Alzaibar, Rosana Lofrano, Anne Scneider e Eduardo Biguelini

2- 



3- OFICINA DE TEATRO
“SENSIBILIZAÇÃO E DRAMATIZAÇÃO”
Ministrada pela atriz e professora de teatro Nena Ainhoren na Casa de Cultura Mário Quintana.
As inscrições estão abertas no 2º andar da Casa de Cultura Mário Quintana com Rosangela ou Maristela. Fones: 32115608 ou 32217147

Duas opções de horário: QUARTAS-FEIRAS das 19h às 21h / SÁBADOS das 19h às 21h
Período: 13/11/2010 à 18/12/2010 (sábados)
              03/11/2010 à 22/12/2010 (quartas) 


Local: Rua dos Andradas, 736
www.ccmq.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário