segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Natal!

É o nascimento de Cristo – Jesus de Nazaré, comemorado no dia 25 de dezembro, apesar de não se saber exatamente quando Ele nasceu. Foi a partir do século IV que as Igrejas ocidentais definiram essa data como uma forma de divulgar o cristianismo e converter os pagãos.
Para anunciar a chegada do Natal os quatro domingos que o antecedem comemora-se o Advento- Nascimento. Faz-se uma coroa com 4 castiçais, onde se colocam as velas. A cada domingo uma vela é acesa anunciando com alegria que a Luz do mundo está para chegar e promoverá a paz e fraternidade na Terra.
Mesmo sendo um feriado cristão o mundo todo festeja essa data que hoje já não é só religiosa, se tornou Universal, cheia de cores, alegria e várias simbologias, algumas muito antigas, como o
Presépio, tradição que iniciou com São Francisco de Assis que numa gruta procurou representar o Nascimento de Cristo.
Muitos símbolos foram introduzidos, como a
Árvore de Natal, que segundo consta foi Martinho Lutero, na Alemanha quem primeiro idealizou, colocando velas que brilhavam simbolizando a vida. As Velas representam a Luz no caminho. A Guirlanda era usada pelos romanos nas portas para atrair saúde e os cristão para mostrar que nessa casa tem a presença do menino Jesus. O Papai Noel foi inspirado em São Nicolau que ajudava os mais necessitados. Ao longo dos anos foram criadas roupas e toda a mitologia sobre esse personagem, que é a alegria das crianças.
A
decoração das casas ganhou ares de grandes produções, mas o mais simples é o que torna mais autentica a data. Como as datas festivas vem servindo para estimular o comercio e dar empregos, a cada ano elas se distanciam da simplicidade centrando mais no desenvolvimento econômico.
De qualquer modo é uma data mágica. Cada país tem sua tradição
culinária e na noite de Natal as famílias se reúnem para a Ceia buscando inspirar no convívio familiar a tão almejada fraternidade entre os povos. Os cânticos, os cultos e missas são ouvidos durante o mês de dezembro em todos os cantos do planeta criando momentos que ajudam a manter viva a tradição do Natal e as mensagens de Cristo, permitindo que não se esqueça qual é o significado do Natal. Os festejos vão até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis (Três Reis Magos – sábios astrólogos que tiveram a Manifestação do Nascimento de Cristo).

Que possamos todos nessa noite santa, quando estamos reunidos em harmonia, elevar as preces para que a humanidade possa alcançar a Paz, através da tolerância, respeito e fraternidade. FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO.


                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário