sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

OXIGENAÇÃO DA CIÊNCIA

A Ciência sempre foi São Tomé, ver para crer. Segue o método científico. Formulação da hipótese, definição do método e comprovação. Muito certo! É preciso delimitar as idéias. Os investidores de pesquisa querem resultados e a pesquisa muitas vezes ficou a reboque dos interesses. Numa época que era preciso comprovar tudo, para sair do obscurantismo os saltos na evolução foram assombrando a humanidade e promovendo acréscimos à vida. Mas a pesquisa sempre tolheu as idéias que saiam foram do principio investigativo, não dando vôos à imaginação.
Agora fala-se de pesquisas da Nasa que descobre bactéria que se nutre de elemento tóxico para viver, fugindo dos elementos básicos (H; O; C; S; N; P) que formam a vida na Terra. Algum dia iríamos chegar a isso. Não me surpreende. Mas o feito é magnífico. Pois a Ciência irá comprovar o que os “sonhadores” sabem. As diversas possibilidades do Universo. É inacreditável que na atualidade ainda se pense que só a Terra tenha vida. Na verdade é nossa tecnologia atual, nossos instrumentos e nosso intelecto que ainda não estão prontos para detectar essas descobertas que necessitam de muitos recursos.
O Universo é tão mutante e amplo que novos corpos se formam e outros morrem. A Terra não é de vida infinita. Quando seu sol se extinguir irá desaparecer. Quando mudanças muito profundas acontecerem poderá sofrer grandes transformações e o que vai ocorrer, não se sabe. Para isso tem as pesquisas. Estamos falando em milhares de anos, claro. Mas pensar que a vida irá desaparecer ou que os seres vivos irão sumir do Universo por que não tem outros Planetas em condições de vida, é não visualizar o Grande ser vivo que é o Universo.
Mesmo com essa fantástica descoberta, continua-se voltados para o próprio umbigo. A Terra como único Planeta com vida. Parece que consideram a bactéria autóctone. Quer dizer: como tem na sua estrutura fósforo, é da Terra, mas estando num ambiente extremo, como o arsênio, se adaptou, sobreviveu. Mostra a possibilidade de que seja possível viver em ambientes inóspitos, como existentes nos Planetas por nós conhecidos. Mas pergunto: e se essa bactéria for de outro mundo e tenha vindo, através de algum meteorito ou de outra forma, caído no lago começando seu processo de evolução, trocando elementos existentes na Terra, para se adaptar? Certamente com os avanços na pesquisa, poderemos saber detalhes dessa nova descoberta.

Dicas Culturais:

Agenda do Grupo Cantabile
Dia 12 de dezembro as 10hs na Igreja da Reconciliação, Rua Senhor dos Passos, 202 estará cantando no Culto do terceiro domingo do Advento.

Dia 15 de dezembro as 19:30hs no DMAE, Rua 24 de Outubro (Caixa D'Água) no Natal do DMAE, com a participação do Coral do DMAE e da Santa Casa.

Dia 19 de dezembro as 19hs na Igreja da Reconciliação na Celebração e solenidade de posse do novo presidente da IECLB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário