sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aprendendo sempre.

Como não estava envolvida profissionalmente ao estudo da música, considerava que cantar era só para pessoas talentosas e alguns poucos escolhidos por um dom divino. Depois descobri que todos tem esse potencial e dom divino, pois as pregas vocais são um músculo que pode ser exercitado e trabalhado. Para isso é necessário um Professor de Canto e Técnica Vocal que vai orientar os exercícios adequados.

Cantar pode ser um prazer que todos podem incluir em sua vida, sem medo, apenas necessitando de estudo, dedicação e vontade. A diferença do profissional e do amador são as exigências e aprofundamento dos estudos. O cantor profissional deve saber que precisa estudar diariamente, não só as obras, fazer exercícios vocais como também tocar um instrumento e aprender línguas, isso permite que consiga melhores performance enfrentando com refinamento a competição na área.

Cuidar de todo o aparelho fonador é essencial para os cantores, sejam profissionais ou não, bem como cuidar da higiene vocal. A visita anual ao otorrinolaringologista e fonoaudióloga são importantes para manter a voz jovem e saudável.

Para os amadores o caminho mais prazeroso é participar de grupos de corais e no Brasil, mesmo não tendo muito incentivo como na Europa, Ásia e Estados Unidos, possui muitos grupos de canto de diversos estilos musicais.

Tenho passado por vários grupos, sempre aprendendo estilos diferentes e descobrindo obras fantásticas do repertório mundial, mas o que vem no momento me maravilhando é cantar as músicas sacras, muitas criadas há mais de 300 anos e que continuam encantando a todos.

Aprenda a cantar, não importa a idade que tem, você vai gostar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário