sábado, 28 de agosto de 2010

E o outro lado?

Nesta semana vem ocorrendo eventos das Associações de Supermercados, fala-se que o rombo nas gôndolas corroem 4,5% da receita dos estabelecimentos e que os furtos são responsáveis por 52% do prejuízo total (Zero Hora, 28/08/10). Se eu tivesse um empreendimento desses realmente ficaria preocupada.
Mas sempre ouvi falar que esse prejuízo é “fictício” pois a soma dos prejuízos, já conhecidos e detectados pelos especialistas, são embutidos nos preços, quer dizer, o prejuízo não é dos empreendedores e sim dos clientes que irão pagar mais pelos produtos.
Como consumidora observo que a maioria dos supermercados tem poucos funcionários, alguns sem grande treinamento, adquirem mais mercadorias do que o necessário e muitos produtos são perdidos porque não existe no estabelecimento um sistema de seleção e descarte de produtos estragados. Uma fruta, um legume apodrecido contamina todo o estoque. Numa das vezes que comprei laranja encontrei dificuldade para adquiri-las pois retirei da gôndola 10 frutas podres. Certamente em 1 ou 2 dias aquele estoque deveria estar comprometido. Será que temos obrigação de pagar por esse prejuízo?
Tenho visto muitos produtos com a validade quase vencendo e já encontrei outros vencidos. Produtos quebrados, já envelhecidos por estarem mais tempo na prateleira não deveriam sofrer descontos? Certamente teria um outro tipo de clientela que iria adquirir o produto e não seria computado como perda.
Vi uma vez entrevista de um dono de uma rede de supermercados falar que graças ao fornecimento de sacos plásticos, pelas empresas, para embalar as compras, as pessoas deixaram de comprar sacos gerando uma economia para os consumidores. Me parece simplista essa avaliação, de quem vê apenas um lado. Será que não foi o contrário? Os clientes sem saber o que fazer com tantos sacos começaram a utilizá-los para o lixo? Pergunto então agora. O que está sendo feito pelas redes para reduzir a quantidade de lixo plástico? Mais uma vez são os clientes que resolvem. Estão comprando sacolas para carregarem suas compras.
Não seria um momento oportuno incluir uma discussão mais ampla colocando nessa roda os clientes? Aos clientes interessa preços baixos, bons produtos, bom atendimento, mais emprego e os empreendedores visam o lucro de seus negócios e a fidelidade dos clientes. É ou não é?

Dicas do fim de semana:
Começa hoje a Expointer. Visite o Parque Assis Brasil, em Esteio. Lá vai encontrar muitas atrações, vitrine do que há de melhor na pecuária gaúcha, feira da agricultura familiar, órgãos de pesquisa, feira de artesanato, restaurantes e muito mais.




 

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