sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Retalhos...

Notícias alvissareiras para a saúde de portadores de Câncer. O Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 412,7 milhões para reestruturar o tratamento de câncer no SUS (Correio do Povo, 26/08/10). É um dos grandes programas do SUS. Já fui Voluntária 6 anos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, estou há 4 anos no Hospital Fêmina e acompanho o bom trabalho realizado nessa área. Vamos ficar acompanhando essa notícia.

Infelizmente num país do tamanho do Brasil as notícias na área da saúde nem sempre são tão boas. Pouco se faz medicina preventiva, os graves problemas de saneamento, em todos os Estados brasileiros e a falta de investimentos na área, vem tornando difícil a vida de quem precisa usar o sistema público. Mais uma vez as Emergências mostram essa mazela. É inadmissível que os grandes hospitais só disponibilizem de 50 a 100 leitos para emergências, que as cidades não tenham hospitais e programas de saúde preventiva. Só pode dar nisso... Os Municípios que não tem hospitais deveriam ser reprovados e voltar a ser distritos.

A baleia jubarte não resiste, voltou ao litoral gaúcho para morrer. Mesmo após os esforços de levá-la ao mar o pobre animal não conseguiu retornar às águas do seu destino. É o mundo em movimento.

É... a tecnologia da comunicação ligando o mundo, notícias perto e longe chegam ao mesmo tempo. Algumas nos encantam outras tiram as barreiras dos idiomas, dos preconceitos e nos fazem ficar solidários, rezando junto para um final feliz. Os 33 mineiros que estão soterrados a 700 metros de profundidade de uma mina no Chile recebem as orações do mundo inteiro. Graças a tecnologia o governo não desistiu das buscas. Uma imagem, uma palavra lançada por uma tubulação chegou à superfície como uma esperança para que continuem lutando porque eles estão fazendo sua parte, acreditando que irão viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário