terça-feira, 17 de agosto de 2010

Internet – Prêmio Nobel.

Quem diria, não é? Tão criticada... mas, se formos avaliar tem muito mais aspectos positivos do que negativos.
Hoje é possível comunicar-se com parentes e amigos de forma rápida e barata. Encontrar pessoas desaparecidas, parentes que não se vê há anos, tem sido fato de grandes emoções, tudo isso através da internet. Ler livros, documentos em grandes bibliotecas é um prazer que muitos não realizavam. Pesquisar para um projeto, comunicar-se com alguém que faz um trabalho semelhante é estimulante e desafiador. Tudo isso dentro de casa. Ter oportunidade de viajar por Museus, cidades, países, estudar línguas, fazer cursos, tem sido um mundo novo para tantas pessoas que é assombroso o número de acessos e participação. Os links, e-mails transitam rapidamente mostrando essas possibilidades.
Essa descoberta tornou a vida de muitas pessoas mais rica e divertida. Tenho uma amiga que na época que podia conheceu praticamente o mundo inteiro, fez amizades em todos os continentes e hoje, por problemas de locomoção, encontrou na internet uma agradável fonte de lazer. É, provavelmente a amiga que mais me envia e-mail.
Ouvir música, conhecer trabalhos de grandes profissionais que nunca se teria oportunidade de ver é outro prazer, ainda mais sabendo que a vida com música é sempre mais alegre e prazerosa.
Mas, talvez, os atendimentos online na área da saúde, cirurgias, divulgações sobre saúde, de fontes fidedignas e também a divulgação de campanhas, movimentos como da PAZ e da redução de consumo de energia, são sem dúvida alguma, as atividades mais importante, nesse emaranhado de interesses que virou a internet.
Muitos problemas existem, certamente, faz parte desse mundo ainda não totalmente dominado e sempre surpreendente da tecnologia da comunicação, do mundo virtual, especialmente num país que não é um dos mais alfabetizados e nem prima pela educação.
Esperamos que os pontos positivos sejam sempre os mais relevantes. Sem dúvida será, na medida que o Homem se tornar melhor, corrigindo trajetórias, buscando solucionar divergências e sabendo dividir conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário