segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Olho por olho.

Me surpreendo ainda por muitas coisas que acontecem no mundo, principalmente pelas diferenças culturais.
Os povos, as sociedades foram se organizando para enfrentar o aumento das populações, estabelecendo Leis, normas de conduta. Mas o normal é que ao mudar os séculos, as novas descobertas, a evolução do conhecimento, permita que se reveja e aprimore os conceitos para que a sociedade alcance a felicidade, liberdade e paz.
Há muitos anos atrás quando não havia uma medicina eficiente, uma compreensão sobre higiene e saneamento como forma de manter a saúde do povo, proibir o consumo de carne de porco foi bastante eficiente para evitar doenças. Muitas Leis e normas como a de trânsito, se não existissem transformariam as cidades num caos maior do que o que vivemos.
Mas muitas situações que ainda acontecem na Ásia e África me deixam perplexa. São os povos mais antigos do planeta. Pessoas lindas, lugares de uma história rica e milenar, vestuário exótico que aprecio e compro, danças, música, uma diversidade cultural fantástica, mas que entre eles as vezes é sinônimo de beligerância. Mas ainda, vários costumes e atitudes que em vez de ter proporcionado o caminho da liberdade e pacificação continuam traumatizando sua população e o mundo.
Li no jornal que numa cidade o governante está procurando um hospital para danificar a coluna vertebral de um homem porque ele deixou outro homem paraplégico. Os médicos, as casas de saúde tem como missão salvar vidas, como fica o mundo e a sociedade futura com essa visão? Serão dois seres humanos que poderão ser retirados da vida ativa e produtiva e nada vai mudar a situação do homem agredido. Será que o causador do dano se recebesse a punição de sustentar para o resto da vida a quem causou acidente não seria mais útil para a sociedade? Será que não estaríamos mais preparados para uma sociedade de Paz mudando alguns princípios que em nada alteram a cultura de um povo, sua sociedade, mas apenas os direcionam a uma vida mais plena, feliz e pacífica?
Li também que um Rabino pede que uma praga venha para dizimar um povo. Sinto que tem algo errado com a humanidade. São culturas milenares, que já sofreram muito, que lutam para existirem e serem respeitados mas se não forem interrompidos esses laços com o sofrimento o mundo ficará distante de suas culturas, ensinamentos, pois todos os povos tem algo maravilhoso para compartilhar.

Tentei achar tradução em diferentes línguas da palavra PAZ, não achei muitas e espero que não esteja errada alguma que postei. Quem quiser acrescentar em outras línguas agradeço.

和平     平和      سلام      שלווה      शांति     TYSTNAD     SULH        صلح  


Мир      Pokój     PAZ      PAX     PEACE     PAIX      PACE


FRIEDEN        ΕΙΡΗΝΗ

Nenhum comentário:

Postar um comentário