terça-feira, 31 de agosto de 2010

Momentos íntimos, faz bem ao corpo e a mente.

Cada país é uma riqueza em cultura, povo, mas nós que vivemos no mundo ocidental percorremos um caminho muito árduo para o corpo e mente, com abundância de alimentos que muitas vezes sobrecarregam os órgãos e com a vida agitada, querendo-a fazer passar rapidamente, muitas vezes não usufruímos o que está em nosso entorno.
A magnífica Terra, exuberante, rica e de tanta diversidade certamente tem em cada lugar beleza e ensinamentos. Mas vem do oriente muitos conhecimentos que podem ajudar no melhor equilíbrio do homem. Claro, se aceitarmos que nós somos responsáveis pela nossa saúde física e mental.
Excesso de alimento não gera saúde e muitos hábitos nossos fazem nosso corpo adoecer. Nas minhas caminhadas como voluntária em hospitais venho observando que se houvesse mais investimentos na educação e qualidade de vida da população, saneamento básico e medicina preventiva, certamente não teríamos tantos corpos doentes e nem hospitais superlotados.
Mas não podemos esperar sempre pelo poder público. Muitos conhecimentos existem e é só colocar em prática. Alimentar-se pouco, durante várias vezes ao dia (4 a 5), exercitar-se e desacelerar a rotina, são pontos fundamentais para iniciar um processo de melhoria da qualidade de vida.
A alimentação saudável já é bastante divulgada. As mídias estão cheias de informações e muitos eventos são realizados para isso. Qualificar a alimentação, fazer um ou dois dias de desintoxicação, sem refrigerantes, com refeições vegetariana e no máximo um peixe como opção de carne, seria interessante. Caminhar deveria ser um lema. Se puder não usar transporte e praticar Tai Chi Chuan ou Yoga, muito ajudaria a desacelerar a vida agitada.
Essa experiência eu pratico e busco mais informações. Estabeleço também momentos íntimos para recuperar e descansar. O antiguíssimo escalda-pé, com chá de alecrim ou camomila e bolinhas de gude, ajudam muito nesse processo, massageando os pés e todos os meridianos. Se aliarmos à música, à respiração diafragmática e o uso de mudras (movimentos com as mãos que formam circuitos eletromagnéticos no organismos), durante esses momentos só nosso, certamente nosso corpo/mente vai agradecer.

Busque e ache um tempo para você também, faz bem à saúde.

Enriquecendo o Blog: Vamos começar a mostrar também o que os amigos fazem e dizem, aguardem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário