segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Lazer.

Depois de um dia de trabalho profissional ou domestico é sempre bom tirarmos uma horinha para um descanso, um lazer, um prazer que nos agrada. Imagine após uma semana ou um mês?
Esses momentos sempre conseguem energizar e recarregar nosso corpo e espírito para as próximas atividades. Mesmo que ache que não tem tempo é importante organizar sua agenda para desfrutar desses momentos.
Uma amiga me falou: como vou fazer atividades fora da rotina sem dinheiro? Fiquei surpresa!
Falo de Porto Alegre, mas tenho amigos em outros lugares que também dizem o mesmo. Há muitas coisas para fazer na cidade que não custa nada. Ônibus para idosos é grátis e uma vez por mês os ônibus tem passagem livre, para todos. Tem gente que não conhece sua cidade. Porque não passear nesse dia pelos bairros?
E as praças? Muitas lindas e cuidadas. Fazer caminhadas, levar amigos para conversar, tomar um chimas ou fazer um lanche é algo muito agradável.
Shopping, cinemas, muitos com promoções, deixando os ingressos bem acessíveis, também são opções prazerosas. Durante a semana e, principalmente no fim de semana, Porto Alegre é rica em oferecer atividades gratuitas, como concertos, recitais, museus, show. Muitas vezes o difícil é escolher onde ir frente a tanta programação. Só tem que ler um jornal ou acompanhar na internet.
Se tem receio de sair de casa, quem sabe fazer parte de algum grupo de canto, dança, ginástica na praça, literatura ou de passeios? Muitos sem ônus algum.
A vida tem que ser apreciada sempre, e o lazer nos ajuda a usufruir dessa beleza, da natureza, dos amigos e principalmente, nos manter com uma boa dose de sanidade mental.
Há mais de 20 anos passeava de bicicleta por diversos bairros de Porto Alegre, ia visitar parentes de magrela, era muito gostoso. Aos poucos fui deixando esse hábito. O trânsito foi ficando confuso, mas no trabalho, continuava pedalando. Nossa sede ficava distante do campo experimental de pesquisa. Quando me aposentei acabei direcionando meu lazer para o canto, os concertos, os museus, o estudo, o Tai Chi Chuan, os passeios na praça, os encontros com os amigos. Veja o que diz a Unimed: “ A prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção de doenças, combate a obesidade e melhora a autoestima”.
Passeios já fiz muitos, pelo nordeste e por diferentes regiões do Brasil, mas um que me chamou muita atenção foi a descida de trem pela Serra de Paranaguá saindo de Curitiba/PR. Oh Brasil lindo!
Não importa o que você faça para se distrair, ter uma atividade. É necessário procurar fazer o que se gosta e ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário