quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Vale a pena correr?

É interessante observar as pessoas na Rua. Sempre correndo, a maioria de cara fechada, esbarrando nos outros. Para atravessar os semáforos, é um perigo, não deixam o sinal ficar verde para pedestre e atravessam cortando os veículos. O pior... a grande maioria são os idosos, que acabam tendo que correr para vencer o espaço. Mas o que mais tumultua mesmo são as pessoas que não atravessam a rua em linha reta e sim cortando a frente dos outros em diagonal. Por que? Para ganhar uns minutinhos a mais?
Estando numa fila num cartório uma senhora reclamando da demora simplesmente porque tinha que voltar para fazer comida. Perguntei-lhe se tinha muita gente esperando. Não! Morava sozinha.
Essa é uma grande oportunidade para fazer algo diferente. Sair da rotina. Vá comer fora. Porto Alegre é rica em opções com preços muito acessíveis ou vá para casa e faça algo para comer. Tem tanta comida gostosa que não leva nem 20 minutos para fazer. Em último caso um bom café com leite e uma bela torrada já resolve.

Dicas rápidas, não leva 10 minutos. Escolher um ou dois pratos por refeição, terá um almoço nutritivo e o mínimo de trabalho. Claro que é importante ter opções na geladeira para essas situações. Bifes cortados e deixados 2 a 2 em saquinhos no frízer, salvam o dia.


1- Salada: Tomate cereja ou rodelas de tomate, pedaços de alface (vários tipos), cenoura ralada, fatias de damasco, salpicar linhaça ou pedacinhos de castanha do Pará.
2- Salada: Idem, só substituir o damasco, castanha ou linhaça por pedaços de sardinha.
3- Molhos: Azeite de oliva com vinagre balsâmico ou sucos de frutas (limão ou bergamota). Não uso sal na salada.
4- Lasanha de berinjela: Pode fazer num pirex e levar ao forno ou numa frigideira com tampa no fogo normal. Fazer camadas. Rodelas de berinjela, rodelas de cebola e pimentão, queijo-pedaços ou ralado, rodelas de berinjela e rodelas de tomate, queijo (outro tipo). Colocar sobre as camadas um molho. Sugestão: preparar numa xícara, água, molho de tomate, mostarda, sal, pimenta. Evitar muito molho, só o suficiente para o cozimento. Muitas vezes não leva 10 minutos, mesmo em fogo baixo.
5- Arroz: Numa panela com água, colocar sal, pedaço de alho e um saquinho de arroz integral (os saquinhos são ideais- dá para 2 pessoas). A água tem que ser suficiente para o cozimento e não ter que jogar fora com os nutrientes. Pode enriquecer o arroz, após retirada do saquinho, acrescentando cenoura ralada, passas e queijo ralado.
6- Omelete: Três ovos batidos com uma pitada de sal (dá para 1 pessoa). Incrementar: cenoura ralada com queijo ralado ou pedaços de presunto e orégano ou bacon e orégano.
7- Bifes de carne ou de frango (não precisa usar óleo): Para temperar: mistura de alho em fatias, molho inglês, sal, gengibre ralado ou alecrim, dá um sabor maravilhoso. Cada dia pode fazer um sabor diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário